Ritidoplastia

A ritidoplastia é um procedimento cirúrgico de rejuvenescimento que visa diminuir a flacidez da face e do pescoço, reposicionar a musculatura e remover o excesso de gordura localizada nessas áreas, minimizando, assim, os sinais de envelhecimento decorrentes de fatores como tabagismo, predisposição genética, exposição demasiada aos raios solares, variação do peso corporal e maus hábitos alimentares.

Como se sabe, com o passar do tempo, a qualidade e a rigidez da pele e dos músculos faciais são comprometidos. Nesse sentido, a partir dos 40 anos, homens e mulheres com envelhecimento mais avançado e flacidez excessiva no rosto já podem recorrer às intervenções reparadoras de rejuvenescimento facial. Embora a cirurgia não se proponha a eliminar os problemas definitivamente, afinal, o corpo continua recebendo influência da ação de envelhecimento, o conjunto dos efeitos alcançados com a cirurgia costuma ser bastante satisfatório.

Atualmente, a medicina já conta com diversos métodos capazes de atuar diretamente nas áreas afetadas. A título de exemplo, pode-se citar o minilifting – realizado em casos de ligeira flacidez e pequenas rugas na região do pescoço; o lifting temporal – ideal para elevar as sobrancelhas e diminuir rugas na parte superior e externa do olho; o lifting frontal – empregado para melhor posicionar os supercílios e tratar rugas da testa; lifting facial total – adotado para tratar a face como um todo, sem intervenção na região do pescoço; lifting cervicofacial – indicado para revitalizar a face e o pescoço de maneira geral, tratando as áreas flácidas e com rugas; e lifting endoscópico – utilizado principalmente no tratamento da região temporal e frontal.

O procedimento varia de acordo com cada quadro, entretanto, são feitas incisões (cortes) estratégicas a fim de minimizar as cicatrizes aparentes. Desse modo, contornam as orelhas, seguem em direção ao couro cabeludo e, posteriormente, penetram na região pilosa. O paciente sai da sala de operações com um curativo no formato de capacete, que deve ser mantido por 24 horas, quando é feita a troca por outro mais fino.

Em geral, o resultado definitivo da ritidoplastia é alcançado em até seis meses e, para complementar ou potencializar os efeitos, pode-se realizar outros procedimentos como peelings (químicos ou mecânicos), preenchimentos (gordura ou ácido hialurônico) e toxina botulínica, garantindo uma aparência ainda mais jovial.

Agende sua consulta

Conquiste a saúde e o corpo desejados, sem deixar de preservar a sua segurança!

As cirurgias plásticas, quando realizadas com segurança e em ambiente clínico com boa infraestrutura, proporcionam grandes ganhos na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes. 

Portanto, entre em contato com a Clínica Dr. Sérgio Camara Lopes, localizada em Curitiba, e conte um toda a experiência de médicos credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 

Perguntas frequentes

Saiba mais sobre os procedimentos e tratamentos realizados na Clínica.

Recomendamos que você siga à risca as recomendações médicas para garantir uma cirurgia segura e tranquila. Aqui reforçamos algumas medidas importantes: evite álcool e cigarro assim como medicamentos que possam prejudicar a coagulação do sangue (medicamentos com ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios) e fórmulas de emagrecimento. Na sua preparação para o dia da cirurgia não use esmaltes nem maquiagem e retire joias, relógios e objetos de valor. Lembre-se de levar seus documentos pessoais, exames e guia de internação. Além disso, leve roupas fáceis de vestir para os primeiros momentos do seu pós-operatório.

Siga as recomendações do médico e, em caso de qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe. De forma geral, o pós-operatório de cirurgias plásticas orienta: 1.evitar o sol por pelo menos 30 dias. 2. evitar fazer movimentos bruscos e levantar e/ou carregar pesos por cerca de 20 dias. 3. Trocar os curativos dentro dos prazos estabelecidos e secar bem as regiões afetadas. 4.Realizar drenagens linfáticas para evitar edemas e inchaços.
Os exames pré-cirurgias plástica mais solicitados são os sanguíneos – como hemograma, coagulograma, glicemia em jejum, dosagem de ureia e creatinina no sangue -, cardíacos (ECG) e também podem ser necessários exames de imagem. O médico irá solicitar exames pré-cirúrgicos específicos de acordo com a particularidade de cada paciente.
Os cuidados pós-operatórios da cirurgia plástica são muito importantes para evitar hematomas e o inchaço que pode surgir. O resultado final da cirurgia depende também deste período de recuperação. A drenagem linfática é uma excelente coadjuvante na recuperação pois acelera o processo de saída dos líquidos e dos resíduos metabólicos, além de acelerar a regeneração e aderência dos tecidos.

Caso esteja em dúvida sobre qual médico ou clínica escolher para a sua cirurgia plástica sugerimos que, antes de tudo, você verifique se o profissional faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Afinal, este profissional passou por anos de treinamento para realizar as mais diversas técnicas cirúrgicas e está apto para realizar procedimentos de forma precisa e segura.

Em segundo lugar, liste todas as suas dúvidas e preocupações e leve para o médico. Avalie a postura que ele tem ao te responder. Não confie em promessas de resultados instantâneos e milagrosos pois o resultado da cirurgia a longo prazo depende de uma série de fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e um ótimo pós-operatório.

Cada organismo responde às intervenções cirúrgicas de uma forma diferente e em uma velocidade diferente, por isso, respeite seu processo e evite ficar se comparando.  Como aqui estamos abordando cirurgias plásticas em geral, considera-se o período entre 6 meses até um ano para a visualização do resultado final.

Cirurgias Faciais

Mentoplastia

Otoplastia

Blefaroplastia

Rinoplastia

Rejuvenescimento Facial

Ritidoplastia

Cirurgia Ortognática

Frontoplastia

Agende sua consulta

Atendimento de Segunda a Sexta das 8:00 às 20:00 e Sábados das 9:00  às 13:00.

Entre em contato