Frontoplastia
A frontoplastia, também conhecida como elevação da testa ou lifting frontal, é uma cirurgia plástica indicada para levantar a testa e sobrancelhas caídas, diminuir a fronte ou realizar o lixamento dos ossos para suavizar os rostos com traços mais marcados devido a uma ossatura protuberante. O objetivo, além de corrigir imperfeições, é reverter o processo de envelhecimento da fronte e glabela (testa) que deixam o paciente com uma aparência de triste, bravo e cansado.
Essas alterações na face começam a aparecer, aproximadamente, aos 40 anos de idade e por isso a cirurgia é mais procurada por pacientes a partir dessa faixa etária. O procedimento pode ser realizado de maneira isolada ou associado ao lifting facial ou à blefaroplastia, por exemplo. Isso porque, suspender as sobrancelhas e ao mesmo tempo melhorar sinais visíveis de envelhecimento da face e do pescoço, retirando o excesso de pele da pálpebra superior trazem resultados bastante satisfatórios.
A técnica utilizada para a frontoplastia depende da indicação do cirurgião. Em alguns casos em que a paciente tem a fronte (testa) pequena (proporcional ao rosto) e os cabelos densos, as incisões (cortes) podem ser feitas atrás da linha dos cabelos, ficando pouco aparentes. Em uma abordagem mais recente, a cirurgia é realizada de forma endoscópica, com pequenas incisões de dois centímetros também atrás da linha dos cabelos.
Esse procedimento cirúrgico, assim como muitos outros, tem evoluído e se percebe cada vez mais a redução de edemas e equimoses, permitindo ao paciente um rápido retorno ao trabalho e à vida social. Ainda assim, por se tratar de uma área com grande circulação de sangue, é comum que haja inchaço, especialmente nos primeiros 15 dias. Para minimizar esse efeito, a recomendação é iniciar a drenagem linfática ainda na primeira semana para acelerar a recuperação.

Conquiste a saúde e o corpo desejados, sem deixar de preservar a sua segurança!
As cirurgias plásticas, quando realizadas com segurança e em ambiente clínico com boa infraestrutura, proporcionam grandes ganhos na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.
Portanto, entre em contato com a Clínica Dr. Sérgio Camara Lopes, localizada em Curitiba, e conte um toda a experiência de médicos credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Perguntas frequentes
Saiba mais sobre os procedimentos e tratamentos realizados na Clínica.
Recomendamos que você siga à risca as recomendações médicas para garantir uma cirurgia segura e tranquila. Aqui reforçamos algumas medidas importantes: evite álcool e cigarro assim como medicamentos que possam prejudicar a coagulação do sangue (medicamentos com ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios) e fórmulas de emagrecimento. Na sua preparação para o dia da cirurgia não use esmaltes nem maquiagem e retire joias, relógios e objetos de valor. Lembre-se de levar seus documentos pessoais, exames e guia de internação. Além disso, leve roupas fáceis de vestir para os primeiros momentos do seu pós-operatório.
Caso esteja em dúvida sobre qual médico ou clínica escolher para a sua cirurgia plástica sugerimos que, antes de tudo, você verifique se o profissional faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Afinal, este profissional passou por anos de treinamento para realizar as mais diversas técnicas cirúrgicas e está apto para realizar procedimentos de forma precisa e segura.
Em segundo lugar, liste todas as suas dúvidas e preocupações e leve para o médico. Avalie a postura que ele tem ao te responder. Não confie em promessas de resultados instantâneos e milagrosos pois o resultado da cirurgia a longo prazo depende de uma série de fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e um ótimo pós-operatório.