Cirurgia Ortognática
A cirurgia ortognática é realizada em casos de deformidades nos ossos da face, a exemplo do crescimento exagerado ou inadequado de mandíbula, maxilar, queixo, nariz e malar (maçã do rosto), bem como traumas, síndromes, anomalias específicas ou hereditariedade.
Além da questão estética, o procedimento elimina desconfortos, melhora o bem-estar e restabelece o equilíbrio anatômico da face dos pacientes. Ademais, previne problemas futuros relacionados a retração da gengiva e ao desgaste na articulação temporomandibular. Esse procedimento também é um dos tratamentos possíveis para casos de apneia obstrutiva do sono.
Como é realizada a cirurgia ortognática
Para a cirurgia ortognática, o paciente deverá apresentar uma documentação ortodôntica completa, além de realizar, em conjunto com o cirurgião, um planejamento detalhando as intervenções necessárias. O procedimento consiste, em linhas gerais, no posicionamento adequado dos maxilares a fim de garantir a saúde das articulações temporomandibulares, dos tecidos bucais, bem como a correta respiração, funções da fala e da mastigação.
Associação da cirurgia ortognática com outras técnicas
A cirurgia pode ser considerada complementar ao chamado tratamento cirúrgico ortodôntico, que contempla o uso de aparelhos ortodônticos na tentativa de amenizar as imperfeições. Somente quando essa técnica não é suficiente, pois o problema está no tamanho dos ossos do esqueleto e não exclusivamente na posição dos dentes, o paciente pode recorrer à cirurgia ortognática.
Resultados da cirurgia ortognática
Sem cicatrizes externas, o resultado já é notado logo após a cirurgia, mas pode ser melhor percebido após três ou seis meses. Questões como idade e condições sistêmicas do paciente influenciam bastante nesses prazos.
Conquiste a saúde e o corpo desejados, sem deixar de preservar a sua segurança!
As cirurgias plásticas, quando realizadas com segurança e em ambiente clínico com boa infraestrutura, proporcionam grandes ganhos na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.
Portanto, entre em contato com a Clínica Dr. Sérgio Camara Lopes, localizada em Curitiba, e conte com toda a experiência de médicos credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Conquiste a saúde e o corpo desejados, sem deixar de preservar a sua segurança!
As cirurgias plásticas, quando realizadas com segurança e em ambiente clínico com boa infraestrutura, proporcionam grandes ganhos na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.
Portanto, entre em contato com a Clínica Dr. Sérgio Camara Lopes, localizada em Curitiba, e conte um toda a experiência de médicos credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Perguntas frequentes
Saiba mais sobre os procedimentos e tratamentos realizados na Clínica.
Recomendamos que você siga à risca as recomendações médicas para garantir uma cirurgia segura e tranquila. Aqui reforçamos algumas medidas importantes: evite álcool e cigarro assim como medicamentos que possam prejudicar a coagulação do sangue (medicamentos com ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios) e fórmulas de emagrecimento. Na sua preparação para o dia da cirurgia não use esmaltes nem maquiagem e retire joias, relógios e objetos de valor. Lembre-se de levar seus documentos pessoais, exames e guia de internação. Além disso, leve roupas fáceis de vestir para os primeiros momentos do seu pós-operatório.
Caso esteja em dúvida sobre qual médico ou clínica escolher para a sua cirurgia plástica sugerimos que, antes de tudo, você verifique se o profissional faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Afinal, este profissional passou por anos de treinamento para realizar as mais diversas técnicas cirúrgicas e está apto para realizar procedimentos de forma precisa e segura.
Em segundo lugar, liste todas as suas dúvidas e preocupações e leve para o médico. Avalie a postura que ele tem ao te responder. Não confie em promessas de resultados instantâneos e milagrosos pois o resultado da cirurgia a longo prazo depende de uma série de fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e um ótimo pós-operatório.