Mamoplastia
A mamoplastia é uma cirurgia plástica que visa modificar o volume ou a forma das mamas. Em geral, é procurada por pacientes que desejam aumentá-las com a aplicação de próteses ou reduzi-las com a retirada de tecido mamário. Nesse último, em específico, a cirurgia pode auxiliar casos em que o volume das mamas ocasiona algum tipo de sintoma patológico como dor nos ombros e nas costas.
Há, ainda, outras possibilidades ao recorrer à mamoplastia como corrigir assimetrias ou reconstruir mamas por acidentes ou pela remoção de tumores. Entretanto, seja qual for a motivação, o procedimento permite valorizar a silhueta, diminuir a flacidez, embelezar o colo e, definitivamente, aumentar a autoestima da paciente.
Mamoplastia de aumento
A mamoplastia de aumento costuma ser bastante procurada por mulheres com seios muito pequenos que almejam colocar próteses de silicone para aumentar o volume e garantir maior firmeza.
Para a realização da técnica são feitas as incisões no sulco mamário, na aréola ou na axila e a colocação da prótese pode ser na frente ou atrás do músculo peitoral, de acordo com o tipo de mama da paciente.
Mamoplastia redutora
No caso de mamas muito volumosas ou desproporcionais à estrutura do corpo em que há queixas de desconforto e dores, a mamoplastia redutora pode ser uma excelente alternativa. Essa característica também melhora aspectos relacionados à flacidez e à aparência de seios caídos, questões que também podem ser trabalhadas cirurgicamente. A técnica remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional ao corpo.
Mamoplastia reparadora
A mamoplastia reparadora, trata, na maioria dos casos, as assimetrias mamárias acentuadas e a diminuição da aréola, de acordo com a necessidade e expectativa de cada caso. Nessa técnica, é possível utilizar próteses na mama menor, reduzir a maior ou mesmo reposicioná-la.
Mamoplastia reconstrutiva
Essa técnica é empregada em situações de mulheres acometidas pelo câncer de mama. O processo de retirada da mama – mastectomia – e de reconstrução podem ser realizados concomitantemente.
Associação da mamoplastia com outras técnicas
A mamoplastia de aumento ou de redução podem ser associadas a técnicas como lifting de mamas cuja finalidade é levantar o tecido de mamas caídas (ptose) e reduzir flacidez. A combinação dos procedimentos depende de uma infinidade de fatores como textura e excesso de pele, por isso precisa ser analisada pelo cirurgião.
Resultados da mamoplastia
Independentemente da técnica adotada, após a mamoplastia o objetivo é uma melhora considerável do contorno mamário. No entanto, é preciso considerar a necessidade de aguardar aproximadamente um ano para conferir o estágio definitivo.
Conquiste a saúde e o corpo desejados, sem deixar de preservar a sua segurança!
As cirurgias plásticas, quando realizadas com segurança e em ambiente clínico com boa infraestrutura, proporcionam grandes ganhos na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.
Portanto, entre em contato com a Clínica Dr. Sérgio Camara Lopes, localizada em Curitiba, e conte com toda a experiência de médicos credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Conquiste a saúde e o corpo desejados, sem deixar de preservar a sua segurança!
As cirurgias plásticas, quando realizadas com segurança e em ambiente clínico com boa infraestrutura, proporcionam grandes ganhos na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.
Portanto, entre em contato com a Clínica Dr. Sérgio Camara Lopes, localizada em Curitiba, e conte um toda a experiência de médicos credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Perguntas frequentes
Saiba mais sobre os procedimentos e tratamentos realizados na Clínica.
Recomendamos que você siga à risca as recomendações médicas para garantir uma cirurgia segura e tranquila. Aqui reforçamos algumas medidas importantes: evite álcool e cigarro assim como medicamentos que possam prejudicar a coagulação do sangue (medicamentos com ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios) e fórmulas de emagrecimento. Na sua preparação para o dia da cirurgia não use esmaltes nem maquiagem e retire joias, relógios e objetos de valor. Lembre-se de levar seus documentos pessoais, exames e guia de internação. Além disso, leve roupas fáceis de vestir para os primeiros momentos do seu pós-operatório.
Caso esteja em dúvida sobre qual médico ou clínica escolher para a sua cirurgia plástica sugerimos que, antes de tudo, você verifique se o profissional faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Afinal, este profissional passou por anos de treinamento para realizar as mais diversas técnicas cirúrgicas e está apto para realizar procedimentos de forma precisa e segura.
Em segundo lugar, liste todas as suas dúvidas e preocupações e leve para o médico. Avalie a postura que ele tem ao te responder. Não confie em promessas de resultados instantâneos e milagrosos pois o resultado da cirurgia a longo prazo depende de uma série de fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e um ótimo pós-operatório.