Abdominoplastia
A abdominoplastia tradicional ou cirurgia plástica abdominal é um procedimento cirúrgico realizado em homens e mulheres a fim de retirar o excesso de pele e de gordura localizada e recuperar a firmeza dos músculos da região abdominal.
Além dessa modalidade, há, ainda, a abdominoplastia extensa em que são retirados os excessos localizados na região abdominal e também nas laterais, quadris e lombar; a miniabdominoplastia, que consiste na eliminação de excessos de pele e gordura somente na região abaixo do umbigo; e a lipoabdominoplastia, que associa a abdominoplastia com a lipoaspiração para pacientes com uma camada de gordura mais espessa no abdômen.
A cirurgia é indicada para pacientes com abdômen flácido, abdômen caído, barriga de avental e depósitos de gordura, decorrentes de gravidez, envelhecimento, oscilações de peso ou hereditariedade. Contudo, vale o alerta: embora a técnica proporcione resultados bastante satisfatórios, a abdominoplastia não deve ser usada como alternativa para a perda de peso ou em substituição de uma alimentação balanceada e da prática de exercícios físicos.
Como a abdominoplastia é realizada
Após a anestesia e a assepsia da pele, o cirurgião marca as linhas de incisão (corte). Posteriormente, é feito um corte em forma de semicírculo na linha do púbis e umbigo. A extensão dessa incisão e a forma são determinados pelo grau de correção necessário.
Em seguida, faz-se uma segunda incisão para que os músculos abdominais sejam reparados e suturados, enquanto o excesso de gordura, de tecidos e de pele são removidos. Nessa última etapa são inseridos drenos para evitar o acúmulo de líquidos e fazer as suturas nas incisões.
Associação da abdominoplastia com outras técnicas
Em alguns casos como o de pacientes magros com gordura localizada, pode-se realizar uma abdominoplastia para retirar excesso de pele associada à lipoaspiração para eliminar gordura na parte lateral do abdômen e nas costas. Em outros cenários, uma miniabdominoplastia pode ser suficiente.
Resultados da abdominoplastia
A abdominoplastia proporciona um contorno abdominal tonificado e proporcional. Os resultados podem ser percebidos após seis meses, mas sessões de drenagem linfática e de ultrassom, aceleram o processo de restabelecimento. O tamanho da cicatriz varia conforme o excesso de pele, entretanto, com trinta dias a cicatriz já fica pouco visível e com um ano ou um ano e meio, torna-se ainda mais clara e menos consistente, chegando assim no seu aspecto definitivo.
Conquiste a saúde e o corpo desejados, sem deixar de preservar a sua segurança!
As cirurgias plásticas, quando realizadas com segurança e em ambiente clínico com boa infraestrutura, proporcionam grandes ganhos na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.
Portanto, entre em contato com a Clínica Dr. Sérgio Camara Lopes, localizada em Curitiba, e conte com toda a experiência de médicos credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Conquiste a saúde e o corpo desejados, sem deixar de preservar a sua segurança!
As cirurgias plásticas, quando realizadas com segurança e em ambiente clínico com boa infraestrutura, proporcionam grandes ganhos na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.
Portanto, entre em contato com a Clínica Dr. Sérgio Camara Lopes, localizada em Curitiba, e conte um toda a experiência de médicos credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Perguntas frequentes
Saiba mais sobre os procedimentos e tratamentos realizados na Clínica.
Recomendamos que você siga à risca as recomendações médicas para garantir uma cirurgia segura e tranquila. Aqui reforçamos algumas medidas importantes: evite álcool e cigarro assim como medicamentos que possam prejudicar a coagulação do sangue (medicamentos com ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios) e fórmulas de emagrecimento. Na sua preparação para o dia da cirurgia não use esmaltes nem maquiagem e retire joias, relógios e objetos de valor. Lembre-se de levar seus documentos pessoais, exames e guia de internação. Além disso, leve roupas fáceis de vestir para os primeiros momentos do seu pós-operatório.
Caso esteja em dúvida sobre qual médico ou clínica escolher para a sua cirurgia plástica sugerimos que, antes de tudo, você verifique se o profissional faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Afinal, este profissional passou por anos de treinamento para realizar as mais diversas técnicas cirúrgicas e está apto para realizar procedimentos de forma precisa e segura.
Em segundo lugar, liste todas as suas dúvidas e preocupações e leve para o médico. Avalie a postura que ele tem ao te responder. Não confie em promessas de resultados instantâneos e milagrosos pois o resultado da cirurgia a longo prazo depende de uma série de fatores como alimentação, prática de exercícios físicos e um ótimo pós-operatório.